Historico
Proxima Pagina do Historico
Engenharia
Ambiental
Petroleo e Gas
Home
Historico
Contato
O ingresso da Severo Villares na atividade de produção de petróleo foi impulsionada pela decisão da Agência Natural de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP em promover a reativação de Campos Marginais inativos para incentivar o desenvolvimento da indústria petrolífera nacional, oferecendo oportunidades a pequenas e médias empresas, possibilitando a continuidade da exploração e da produção de petróleo e gás natural em regiões onde a atividade exerce importante papel socioeconômico.

Várias etapas do contrato entre a Divisão Petróleo & Gás da empresa e a ANP já foram cumpridas, abrangendo dois anos de avaliação técnico-econômica dos poços existentes no bloco de concessão e a Declaração de Comercialidade, a qual foi oficializada junto à ANP e aceita pela agência em janeiro de 2008. A Concessão é válida por 15 anos, com direito a renovação.

Embora não fosse do setor petrolífero, confiou na tradição de obras de engenharia que seu nome conquistou em dois séculos de empreendimentos consagrados no mercado.

Assim, a Severo Villares passou a atuar neste segmento de exploração e produção de petróleo a partir de 2006, como concessionária e operadora do Bloco Tigre, que possui 20 km2 de área, com 20 poços perfurados, dos quais já 10 foram reabilitados e recolocados em produção. Além da reativação dos poços, toda infra-estrutura do campo foi construída, incluindo a implantação de 5 km de linhas de condução do óleo e duas estações de coleta, com os respectivos sistemas de separação, armazenamento, medição e transferência do óleo, tratamento e descarte da água produzida.